FIES 2018 – Veja como garantir sua vaga

FIES 2018 – Veja como garantir sua vaga – No Brasil hoje milhares de estudantes ingressão no ensino superior, e grande parte desses estudantes financiam seus estudos através do FIES (Financiamento Estudantil), criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC.

Destina-se a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos de sua formação.

O FIES irá disponibilizar 300 mil vagas para o financiamento em 2018, e vem com diversas novidades e benefícios para milhares de universitários.

FIES 2018 – Veja como garantir sua vaga

FIES 2018 – Veja como garantir sua vaga

O Fies é gerenciado pelo Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil atende aos alunos das instituições de ensino superior da rede privada, podendo financiar sua graduação por meio de um programa diferenciado, com juros menores que os praticados pelo mercado.

Em 2018, o FIES passará por mudanças, anunciadas recentemente pelo governo federal, para poder dar continuidade no programa. Estima-se que serão distribuídas pelo menos 310 mil vagas para do financiamento em todo o país, e uma parcela de 100 mil vagas com juros zero.

O FIES 2018  será dividido em três faixas

A primeira é a chamada Fies 1, que contará com 100 mil vagas do financiamento a juros zero, destinadas aos universitários com renda familiar per capita de até três salários mínimos mensais e o dinheiro virá do próprio governo.

Já na segunda e na terceira faixas o FIES 2 e FIES 3, serão atendidos os estudantes com renda per capita de até cinco salários mínimos.

A diferença estará na fonte de financiamentos, que terá recursos oriundos de fundos constitucionais regionais na faixa 2 e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) na faixa 3.

O Fies 2 atenderá aos universitários das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, cujo aporte financeiro virá de fundos constitucionais dessas regiões com 150 mil vagas disponíveis.

Já o Fies 3 abertas a estudantes de todo o país, terá 60 mil vagas. Nesses dois casos, a taxa de juros varia conforme a instituição financeira ofertante.

Entre as novas regras do Fies 2018, também podemos destacar a mudança no prazo de pagamento do financiamento estudantil, que tinham o prazo de 18 meses após a formatura para começar a quitar o financiamento.

Com a mudança, a carência do FIES será extinta e o aluno começará a pagar logo após o término da faculdade. Segundo o governo, a parcela será proporcional à renda do formando e ao valor da mensalidade.

INSCRIÇÕES FIES 2018

FIES 2018 – Estudantes

As inscrições para o FIES 2018 estarão disponíveis em dois períodos: um no primeiro e o outro no segundo semestre. No primeiro semestre, os cadastros começam a ser recebidos no dia 6 de fevereiro.

O cadastro é totalmente gratuito e os estudantes interessados em participar do processo seletivo para financiamento de curso superior terão até o dia 9 do mesmo mês para se inscrever, acessando o site http://fiesselecao.mec.gov.br/.

O prazo para se inscrever e solicitar o financiamento é pequeno então os interessados devem ficar atentos, já que é preciso providenciar a documentação para apresentar no banco e na faculdade.

Não perca está oportunidade e boa sorte.

Leia também: